Uso do Uniforme
Julho 23, 2017

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), sancionou o projeto de lei que proíbe os estudantes de usar telefone celular nas escolas nos horários de aula. A medida foi publicada no “Diário Oficial”.
A lei não estabelece também como será a fiscalização da medida nem a que tipo de punição o estudante está sujeito.
De acordo com a Secretaria da Educação, a tendência é que o decreto regulamentador deixe para que cada escola defina como implementar a lei, estipulando, por exemplo, a sanção a ser aplicada.
O deputado estadual Orlando Morando (PSDB), autor da proposta, afirmou que os aparelhos podem ser retidos pelos professores e devolvidos apenas ao final das aulas. A punição, no entanto, não está prevista no texto da lei sancionada. “Na regulamentação, pode-se também incluir um artigo permitindo que os aparelhos retidos sejam devolvidos apenas para os pais dos alunos”, disse o deputado.
Morando, afirma na justificativa do projeto que a proposta visa “assegurar a essência do ambiente escolar, onde a atenção do aluno deve estar 100% direcionada aos estudos”.
Segundo o deputado, ele se baseou em relatos de professores, que afirmam que os alunos atendem ao telefone durante as aulas e trocam “torpedos” com colegas de outras salas, além de brincarem com os jogos presentes nos aparelhos. “Há relato de estudantes que usam o celular para colar nas provas, através de mensagens de texto e também armazenando a matéria no próprio aparelho”, afirma o texto disponível para consulta no site da Assembléia.
“Os regimentos das escolas já proíbem materiais não condizentes com a prática pedagógica. Isso vale não só para celulares mas também para aparelhos como iPod”, disse Lourenço. Segundo ele, os regimentos dos colégios seguem diretrizes das Diretorias de Ensino.

FÁBIO TAKAHASHI
da Folha de S.Paulo

O que diz o nosso Regimento Escolar:

É dever do aluno:

* Manter o celular desligado em sala de aula, biblioteca, laboratórios, auditório e durante o Hino Nacional.

É vedado ao aluno:

Manusear objetos que não fazem parte do material escolar (celular, mini game, MP3, figurinhas, cards, brinquedos, dentre outros. Estes objetos somente serão entregues nas mãos dos responsáveis).

Contamos com o apoio dos pais e familiares quanto ao cumprimento de nosso Regimento Escolar Interno.

Os comentários estão fechados.